VOLTAR
Digite sua pesquisa no campo abaixo.

Diagnóstico de OSCS

Com o objetivo de oferecer instrumentos que proporcionem o desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil, o Instituto GRPCOM, por meio do Programa Impulso, desenvolveu uma ferramenta de diagnóstico institucional gratuita. Baseado em informações, avaliações e relatos coletadas ao longo de 6 anos de projetos voltados ao Terceiro Setor, foram definidas 10 áreas de conhecimento para o fortalecimento geral das instituições e, como consequência, do setor como um todo. O preenchimento permite que a instituição perceba com maior clareza a situação em que se encontra e, assim, ter melhores condições de buscar aprimoramento. Ao finalizar, um gráfico será gerado e apresentará as áreas de maior força e aquelas em que há a necessidade de investir esforços para desenvolver.

1. Informações gerais sobre a OSC

Uma das ofertas do Programa Impulso é o banco de dados público, constantemente atualizado, das Organizações da Sociedade Civil atendidas. Por isso, a primeira etapa do preenchimento do diagnóstico é um cadastro. As informações coletadas são confidenciais e não serão usadas pelo Programa Impulso ou qualquer outro meio do Instituto GRPCOM, mas devem ser informadas para conferir idoneidade à Instituição. Informações sigilosas serão tratadas com confidencialidade e somente dados de identificação estarão visíveis aos visitantes do site, numa página própria da instituição, gerada automaticamente após a confirmação do cadastro.

CADASTRE-SE E COMECE

2. Respondendo ao questionário

O questionário é dividido em 10 áreas de conhecimento entendidas como de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer instituição do terceiro setor. É, portanto, bastante abrangente e contempla aspectos que, possivelmente, demandarão dedicação de mais de uma pessoa. O preenchimento completo leva em torno de 1 hora, porém não precisa ser feito de uma vez só; o sistema salvará o seu progresso de tempos em tempos. A exceção das perguntas a respeito da estrutura da organização, todas as outras são de caráter objetivo e com apenas duas respostas possíveis: sim ou não. Para os casos em que a melhor resposta seria “em desenvolvimento”, “nem sempre” ou “talvez”, solicita-se rigor na avaliação: pela metodologia, se uma atividade está em desenvolvimento ela ainda não existe. Tal rigidez tem por objetivo uma visão fidedigna daquele momento da instituição. Afinal, o diagnóstico não deve servir ao Instituto GRPCOM, mas sim, a quem o preenche. Aliás, justamente pensando que momentos são transitórios, a instituição poderá realizar quantos diagnósticos desejar – o histórico fica salvo e pode ser consultado quando for necessário.

CADASTRE-SE E COMECE

3. Analisando os resultados

Os resultados serão interpretados numericamente e irão gerar um gráfico com as notas obtidas em todas as áreas. Deve-se prestar atenção às categorias com menores notas, para que haja maior esforço de desenvolvimento nelas. Após o resultado, serão oferecidas sugestões de próximos passos, complementares ao diagnóstico e também oferecidos pelo Programa Impulso: cursos em EAD, webinars, biblioteca de conteúdo e uma área para divulgar possibilidades de voluntariado em gestão e comunicação.

CADASTRE-SE E COMECE

Ficou com alguma dúvida?

Havendo dúvidas a Equipe do Programa Impulso coloca-se à disposição para solucionar. Entre em contato conosco: impulso@grpcom.com.br

ENTRE EM CONTATO