LOGIN

LOGIN

Conquistas como o Prêmio Impulso aumentam visibilidade e captação de recursos no Terceiro Setor

6 de outubro de 2022 | Editais, Eventos, Impulso

Saiba como premiações e certificações ajudam a alavancar a imagem das organizações

A procura por empresas e serviços mais bem avaliados no mercado ocorre cotidianamente e, quando o assunto é impacto social, esse comportamento também se repete. As pessoas desejam fazer doações para organizações sérias e comprometidas com a transformação social e que desempenhem esse papel com excelência. No entanto, potenciais doadores podem não saber como escolher uma organização e é nesse momento que levam em conta alguns diferenciais, como premiações e certificações já obtidas pela pela organização. Um exemplo de certificação é o Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, criado em 2019 para fortalecer e proporcionar visibilidade às organizações da sociedade civil parceiras do Programa Impulso, que apoia o aprimoramento da gestão e comunicação.

“Nossa primeira experiência com o Prêmio Impulso, em 2019, foi muito positiva. Foram mais de 100 práticas inscritas que refletiram a profissionalização do Terceiro Setor paranaense nas áreas de gestão e comunicação. Dentre todas as premiadas, o grande destaque foi para a Unidos pela Vida, que venceu o grandprix da edição e teve sua causa divulgada para milhares de pessoas, através da visibilidade proporcionada pelo Prêmio. Ficamos imensamente felizes ao saber que, com essa visibilidade, muitas pessoas puderam ser diagnosticadas com fibrose cística, causa defendida pela OSC”, esclarece Elaine Tezza, uma das idealizadoras da premiação. Ela ressalta que as organizações premiadas recebem um selo que pode ser utilizado na assinatura de e-mails e outros materiais. “É uma excelente forma de destacar a OSC e dar credibilidade ao trabalho realizado”.

Visibilidade e oportunidades para captação de recursos

O Instituto Unidos Pela Vida, que dissemina conhecimento sobre fibrose cística e defende a equidade no acesso ao diagnóstico precoce e aos melhores tratamentos para a doença, recebeu o Troféu Grandprix de 2019, o maior reconhecimento do Prêmio Impulso. O Instituto foi reconhecido pelo trabalho realizado nacionalmente.

A conquista aumentou a visibilidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto e ampliou sua credibilidade. “O prêmio trouxe uma visibilidade maior para a instituição e certificou que nossas práticas estão dentro dos indicadores de estratégia, prestação de contas e transparência. Uma das etapas da premiação foi uma animação que falava da fibrose cística e ter a campanha veiculada no RPC é muito importante. Isso também ajudou na captação de recursos”, conta Verônica Stasiak, diretora executiva da organização. 

A captação de recursos foi outra área alavancada pelo Prêmio Impulso que funciona também como um diferencial para os ganhadores: “Quando falamos sobre premiações e certificações, isso tem um impacto muito positivo porque o patrocinador desenvolve mais confiança. Tivemos um aumento nos patrocinadores em 2021”, complementa.

Ao concorrer a um edital, por exemplo, a organização precisa comprovar um histórico de atividades e as certificações corroboram seu nível de excelência. “Desde o Marco Regulatório do Terceiro Setor, cada vez mais editais de captação de recursos exigem selos e certificações como evidência do trabalho realizado pelas OSC. E um dos grandes objetivos do Prêmio é também ajudar as OSC a conseguirem essas certificações e assim, melhorarem e aumentarem sua captação de recursos”, observa Elaine.

Impulso na Comunicação

No Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, as instituições premiadas ganham um verdadeiro impulso na comunicação. Em 2022, os benefícios para as vencedoras um inclui pacote de divulgação nos veículos que fazem parte do grupo: 

  • 1 vídeo produzido em animação sobre a causa defendida pela OSC; 
  • Anúncio, produzido pelo IGRPCOM, na página da Gazeta do Povo e na Tribuna online; 
  • Veiculação de spot, produzido pelas rádios Mundo Livre FM (Curitiba e Maringá) e 98FM; 
  • Artigo sobre a OSC, publicado pela equipe do IGRPCOM no blog Giro Sustentável, da Gazeta do Povo.  

Um vídeo sobre a causa possui vários impactos para as organizações e pode ser utilizado em áreas distintas. É possível divulgá-lo no site e nas redes sociais, para gerar engajamento e mobilização do público, além de atrair potenciais doadores. As OSCs também podem apresentá-lo para patrocinadores, já que o material ajuda a mostrar o impacto que as ações da iniciativa são capazes de gerar para solucionar problemas. Isso também ajuda as OSCs a se profissionalizarem ainda mais, o que é uma demanda crescente no Terceiro Setor.

A veiculação de anúncios na imprensa gera uma exposição positiva e potencializa as ações de marketing, uma vez que as mensagens das organizações são difundidas para um público amplo e despertam seu interesse. Por isso, os jornais e as rádios funcionam como uma espécie de vitrine para as instituições premiadas e são aliados no plano de captação de recursos.

Inscrições

O Prêmio Impulso é um reconhecimento à seriedade e à excelência do trabalho desenvolvido pelas organizações e contribui para fortalecer sua imagem. A valorização transmite credibilidade para o público que sente segurança em realizar doações porque entende-se que as instituições têm capacidade técnica para administrar os recursos financeiros com sabedoria e de maneira benéfica à sociedade. Além disso, o Prêmio Impulso estimula os colaboradores internos, que se sentem mais confiantes e valorizados para a continuidade do trabalho.

Para concorrer ao Prêmio Impulso, é necessário que as organizações sejam cadastradas no Programa Impulso e estejam em situação regular com suas obrigações fiscais e trabalhistas nas três esferas de governo.  Para participar, as OSCs interessadas devem preencher o formulário de inscrição on-line até o dia 13 de outubro e enviar um vídeo-depoimento de, no máximo, três minutos, apresentando evidências de boas práticas. As OSCs que conseguirem comprovar o impacto do Programa Impulso na ação podem receber pontos extras, tendo mais chances de ganhar.  

Não deixe de participar do Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor. Queremos conhecer a sua história.

Compartilhe: