LOGIN

LOGIN

IGPRCOM participa do 1º Fórum da Rede e apresenta Pesquisa do Cenário do 3º Setor

20 de julho de 2022 | Eventos, Impulso

No último dia 20 (quarta-feira), o Instituto GRPCOM participou do 1º Fórum da Rede, um evento de integração das Organizações da Sociedade Civil de Curitiba e da Região Metropolitana, com a finalidade de debater temas de interesse do setor.

No encontro, Ana Gabriela apresentou uma pesquisa inédita, realizada pelo Programa Impulso, que destacou o impacto da pandemia para as organizações do Terceiro Setor. Trouxe ainda dados sobre o voluntariado no Brasil, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que revelaram que Curitiba é a capital que menos dedica horas ao voluntariado. “Um desafio que o Terceiro Setor pode e deve ajudar a mudar, sensibilizando e trazendo as pessoas para essa causa”, enfatizou Gabi.

O levantamento do Impulso demonstrou também que a dependência do apoio financeiro, oriundo do Poder Público, cresceu. Enquanto, em 2020, as verbas públicas representavam 25% do orçamento das organizações, em 2022, essa dependência saltou para 38%, o que ressalta a importância de as OSC diversificarem suas fontes de renda. Esses e outros temas foram debatidos por grupos de trabalho, que se subdividiram e discutiram quatro principais pontos: o Terceiro Setor e suas relações com o Setor Público; o fortalecimento das organizações sociais; a valorização e defesa do Terceiro Setor; além das causas sociais ODS e seu engajamento.

Confira a pesquisa completa clicando aqui ou rolando a tela do seu navegador.

Os participantes das cerca de 50 organizações presentes elencaram necessidades e formularam propostas que, depois de validadas por todo o grupo, serão apresentadas na Audiência Pública Municipal de Curitiba, no mês de agosto.

Mais encontros nesse modelo estão entre as reivindicações das organizações que compareceram ao evento, com o objetivo de estreitar a comunicação e compartilhar conhecimentos. O IGRPCOM, enquanto um dos principais atores de fomento ao Terceiro Setor no Paraná, espera poder contribuir para o aprimoramento da gestão e comunicação das OSC, áreas consideradas fundamentais para que possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social.

Pesquisa Cenário Terceiro Setor – nova apresentação de Instituto GRPCOM

Tags: , , , , , , , , ,

Compartilhe: