Profissionalização da gestão e comunicação de ONGs
9 de setembro de 2022 | Capacitação, Captação de Recursos, Editais, Impulso, Parceria
Equipes devem buscar atualizações e boas práticas para atuação assertiva; Programa Impulso do Instituto GRPCOM é uma opção gratuita de aprimoramento
A demanda pela profissionalização das ONGs, também chamadas de OSC – Organizações da Sociedade Civil, é crescente e um dos requisitos para sua sobrevivência e sucesso. Desde 2018, o Programa Impulso oferece capacitações nas áreas de gestão e comunicação para que as ONGs ampliem seu impacto.
“No passado, era muito comum o amadorismo no Terceiro Setor. Hoje, não há mais espaço para tomadas de decisões desvinculadas de um conhecimento robusto: as organizações precisam cuidar da gestão financeira e de pessoas, zelar pela sua reputação, além de prestar contas para que possam desenvolver seus projetos, melhorar seu impacto e ajudar ainda mais pessoas”, afirma Elaine Tezza Moratelli, analista de Responsabilidade Social do Instituto GRPCOM.
Diversificação de fontes de financiamento e sustentabilidade financeira
No Paraná, 38% das ONGs dependem do financiamento do poder público para sua sustentabilidade financeira. É o que revelou a terceira edição da pesquisa Cenário Terceiro Setor do Paraná, realizada pelo Instituto GRPCOM, focada em investigar os impactos da pandemia no setor. O levantamento ressaltou que a dependência do poder público cresceu em relação ao ano de 2020, quando as verbas públicas representavam 25% do orçamento das organizações.
Entre as 222 instituições que responderam a pesquisa, três organizações encerraram suas atividades devido à falta de recursos ou impossibilidade de realizar atividades remotamente, deixando 850 pessoas sem atendimento direto. Os números reforçam a importância de as organizações gerirem a área da captação de recursos de forma estratégica, buscando diversificar suas fontes de financiamento. Editais, eventos e captação com pessoas físicas são algumas das alternativas existentes mas, para que gerem o resultado esperado, é preciso desenhar um planejamento estratégico que indique às ONGs aonde querem chegar, como e com quais ferramentas.
O levantamento também mostrou a relevância dos voluntários para a sobrevivência das ONGs. Com a pandemia, 61% das organizações reduziram o número de voluntários, sendo que 12% registraram uma diminuição de mais da metade deles. Ao serem questionadas sobre quais os principais desafios de seu cotidiano, as organizações citaram: presença digital, sustentabilidade, gestão financeira, área jurídica, comunicação, além da visibilidade para a causa. Essa última foi uma das áreas em evidência na pandemia. As ONGs precisaram criar rápidas estratégias de captação para diversificar a renda e garantir sua sustentabilidade.
Programa Impulso oferece diversos benefícios para participantes
Direcionado a todos os membros de ONGs – diretoria, gestão, voluntariado, operação – o Programa Impulso é gratuito e investe em capacitações presenciais e online. A proposta do Impulso é aprimorar a gestão e comunicação das instituições, áreas consideradas fundamentais para a ampliação de seu impacto social.
As ONGs podem se inscrever a qualquer momento do ano e têm acesso a transmissões no canal do Youtube do Instituto GRPCOM sobre diversos assuntos, como captação de recursos, editais, melhoria da gestão e comunicação. Em quatro anos de existência, o programa já ajudou centenas de instituições como, por exemplo, a Sociedade Semear, de Medianeira-PR, que conseguiu desenvolver sua logomarca e seu plano de comunicação por meio da parceria com o Instituto GRPCOM.
“O Programa Impulso tem muitas lives e capacitações online. Tudo fica gravado, o que é um facilitador. Temos assistido principalmente à parte de captação de recursos e aprendido muito. Conseguimos usufruir de uma rede de contatos que o Instituto GRPCOM possui, e isso faz toda a diferença”, diz Deise Nunes, coordenadora de operações estratégicas da Sociedade Semear que, há mais de 20 anos, atua criando oportunidades para crianças, adolescentes e idosos.
Hoje, o Programa Impulso conta com 536 instituições cadastradas. Entre os benefícios gratuitos para as ONGs parceiras estão a visibilidade – através da disponibilização de espaços para a divulgação de campanhas, peças publicitárias e boletins informativos de cunho e interesse social nos veículos que fazem parte do GRPCOM – e a participação da “Rede do Impulso”, voltada para a troca de conhecimentos. As organizações cadastradas ainda ganham acesso aos principais editais para captação de recursos e premiações do país, e materiais exclusivos, como o Guia do Voluntário e o e-book Guia de Adequação à LGPD.
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