LOGIN

LOGIN

Mentoria para o Terceiro Setor: uma oportunidade do MOBILIZA

5 de julho de 2022 | Capacitação, Impulso, Voluntariado

Curso inédito no Paraná, fruto de uma parceria entre Instituto GRPCOM,  Instituto IBGPEX e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, irá capacitar profissionais para atuarem como mentores das ONGs paranaenses

Promover uma rede diversificada e responsável de líderes, para que possam repassar experiências e transmitir insights por meio de programas de orientação são alguns dos objetivos do novo curso de mentoria oferecido pelo Instituto GRPCOM, Instituto IBGPEX e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os idealizadores do projeto acreditam que todas as Organizações, com o apoio e a orientação adequadas, têm potencial para impactar positivamente a sociedade. Afirmam ainda que esse novo curso, além de ser inédito aqui no Paraná, é uma oportunidade para quem deseja fazer a diferença e precisa de um pequeno empurrãozinho para explorar suas habilidades. 

As aulas serão ministradas por Eduardo Bortoleto, mestre em Administração Estratégica do Parque Tecnológico de Itaipu, podendo participar do curso profissionais das áreas jurídica, gestão, financeira e comunicação, campos de conhecimento considerados críticos para o desenvolvimento das organizações. Uma pesquisa recente, realizada pelo Programa Impulso, do IGRPCOM, revelou que a crise e a pandemia impactaram fortemente o Terceiro Setor e mais de 30% das Organizações correram sério risco de interromper suas atividades. O levantamento mostrou também que o foco e a forma de atuação das ONGs não estão claros para grande parte da população, o que acarreta uma limitação no seu potencial de participação e engajamento social.  Para Bortoleto, esses dados evidenciam a necessidade de as organizações disseminarem informações sobre sua atuação de forma mais clara e coordenada. 

 “O curso de mentoria irá contribuir muito nesse sentido, oferecendo ferramentas e evidências para que os profissionais possam aprofundar seu desenvolvimento, sua comunicação e liderança, ampliando referências e rede de contatos. Ele pretende ajudar os participantes a entenderem suas capacidades, inspirando-os e motivando-os a firmarem um compromisso com o Terceiro Setor”. 

Pensamento analítico, criatividade, liderança, influência, aprendizagem ativa, gestão de pessoas, olhar empreendedor e resolução de problemas são algumas das habilidades que o processo de mentoria permite aprimorar. Tais habilidades, que são bastante requisitadas pelo mercado de trabalho, foram destacadas no World Economic Forum como necessárias para os profissionais do futuro.

O curso, 100% gratuito, faz parte do projeto Mobiliza, que irá ofertar capacitações presenciais e a distância com foco em temas relacionados à gestão e à comunicação, bem como mentorias de forma individualizada, para que as ONGs possam implementar melhorias, capazes de contribuir para a captação de recursos da instituição e ampliação do seu impacto.  

SOBRE O CURSO DE MENTORIA

Programação  

• Sexta, dia 22/7: 14h às 20h30 

• Sábado, dia 23/7: 9h às 18h30 

Quem pode se inscrever

Profissionais das áreas de gestão, comunicação e jurídica, desde que voltada ao Terceiro Setor. 

Certificação

Ao final do curso, além da certificação, os inscritos terão a oportunidade de multiplicar seus conhecimentos como mentores de uma ONG selecionada pelo MOBILIZA. 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Compartilhe: