LOGIN

LOGIN

O potencial transformador do planejamento estratégico no Terceiro Setor

18 de julho de 2023 | Gestão Estratégica, Organizações

Conheça as histórias de duas organizações parceiras do Programa Impulso

O planejamento estratégico tem se destacado como uma ferramenta essencial para o sucesso das organizações da sociedade civil (OSC). Ele proporciona direcionamento, alinhamento de objetivos e ações, permitindo que as organizações maximizem seu impacto e alcancem seus propósitos de forma mais eficiente.

Uma das vantagens do planejamento estratégico é a capacidade de estabelecer metas claras e mensuráveis. Isso permite que as OSC tenham uma visão clara do que desejam alcançar e possam monitorar seu progresso ao longo do tempo. Além disso, também possibilita a identificação de recursos necessários, a definição de responsabilidades e a alocação eficiente de recursos, incluindo financeiros e humanos.

A Associação Medianeirense de Surdos (Amesfi) é um ótimo exemplo desse poder transformador. Por meio do Programa Impulso, a associação se conectou ao voluntário Jaime Tezza, cuja experiência em gestão provocou uma grande mudança no grupo em 2018. Com seus conhecimentos, Jaime os ajudou a elaborar um planejamento estratégico, com objetivos claros para os próximos anos. Assim, puderam realizar ações coordenadas de captação de recursos, conseguindo ampliar os atendimentos aos surdos e a seus familiares, e arrecadar verba para construir uma nova sede, que foi inaugurada no ano passado. Saiba mais clicando aqui.

Nova Sede da Amesfi – Imagem feita em parceria com a Agência 28

Outro exemplo inspirador é o da Isis Bruder, uma das organizações vencedoras da última edição do Prêmio Impulso. Essa organização compreendeu a importância de certificações para fortalecer sua atuação e aumentar sua credibilidade perante parceiros e financiadores. Por meio de um planejamento estratégico bem elaborado, a OSC se dedicou à obtenção de certificações relevantes para sua área de atuação. Essas certificações conferiram maior confiabilidade às atividades da organização e facilitaram a captação de recursos. Saiba mais clicando aqui.

Ambas as organizações contaram com a ajuda do Programa Impulso para desenvolver seus planejamentos estratégicos e serem capazes de aumentar seu impacto social. E a gestão estratégica da sua organização, como está? Acesse o nosso quiz clicando aqui e descubra!

Além de ferramentas para melhoria da gestão, o Programa também oferece apoio para melhoria da comunicação das organizações parceiras, bem como muitos outros benefícios 100% gratuitos.

• Clique aqui e entenda nossa jornada.

• Clique aqui e confira todos os benefícios.

Tags: , , , , , , , , ,

Compartilhe: