VOLTAR
Digite sua pesquisa no campo abaixo.
Parcerias

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesi ODS 2017

Publicado em 26/06/2017

Desde 2004, o Sesi no Paraná lidera no estado o trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).  Os 10 anos de trabalho tornaram o Sesi referência e, desde 2015, com a aprovação da Agenda 2030 da ONU, encabeça a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná.

No ano passado lançou o Prêmio Sesi ODS para reconhecer, valorizar e divulgar as indústrias, empresas e instituições públicas e do terceiro setor com boas práticas para o alcance dos ODS. No total, foram 204 inscritos e 12 premiados.

Para a segunda edição do prêmio, que já está com as inscrições abertas, o Sesi no Paraná traz algumas novidades. Além das quatro categorias já existentes – Indústria (com as subcategorias pequena e micro, média e grande); Empresa (com as subcategorias pequena e micro, média e grande); Poder Público (com as subcategorias municipal, estadual e federal); e Terceiro Setor (com as subcategorias local, regional e estadual/federal) – foi aberta também a categoria Instituição de Ensino, com as subcategorias Educação Básica e Educação Superior. “No ano passado tivemos muitos projetos de escolas inscritos, por isto decidimos abrir a nova categoria”, explica Maria Cristhina Rocha, gerente de articulação estratégica do Sesi no Paraná.

O julgamento dos projetos será realizada em duas etapas: na primeira, avaliadores do Sistema Fiep selecionarão 70 finalistas de acordo com alguns critérios: alinhamento com ao menos um dos 17 ODS; prática mínima de um ano; regularidade fiscal; metodologia e resultados, entre outros. A segunda etapa da avaliação será realizada por uma comissão externa, que contemplará, de acordo com nota, 14 vencedores (um para cada subcategoria) e 14 menções honrosas.

As inscrições podem ser feitas até 17 de julho por meio de formulário online – no site há um manual de orientação para inscrição do projeto. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de outubro, durante o Congresso Sesi ODS, que acontece no campus da indústria. “Outra novidade desta edição é que todos os inscritos que atingirem nota 5 receberão o Selo Sesi ODS”, diz Maria Cristhina. “Nosso objetivo é incentivar gestões socialmente responsáveis.”

 

Sobre os ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram destaque da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em setembro de 2015 em Nova York. Protagonistas na Agenda 2030 da ONU, são uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos. No Paraná, o Sesi é um dos principais agentes que trabalha em prol dos ODS e de sua divulgação.