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Fazer o diagnóstico

PASSO 1

Informações Gerais e Estrutura

PASSO 2

Gestão de Pessoas e Gestão Financeira

PASSO 3

Gestão Estratégica e Jurídico

PASSO 4

Liderança e Captação de Recursos

PASSO 5

Comunicação Interna e Marketing e Mídias Sociais

PASSO 6

Parcerias e relacionamento institucional e Avaliação e monitoramento de impacto.

PASSO 1

Informações Gerais e Estrutura

INFORMAÇÕES GERAIS

* Perguntas obrigatórias

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    Estrutura

    1. Como a organização se caracteriza? (resposta única)

    2. Qual a atividade principal da organização? (pode marcar mais de uma)

    3. Há quanto tempo a instituição existe (legalmente constituída)? (resposta única)

    4. Quantos funcionários remunerados mantém? (resposta única)

    5. Qual a principal fonte de manutenção e/ou renda da organização? (resposta única)

    PASSO 2

    Gestão de Pessoas e Gestão Financeira

    Gestão de Pessoas

    1. Todos os colaboradores (remunerados e voluntários) têm regularizadas suas relações trabalhistas com a instituição? (Registro em carteira, 13º e férias, por exemplo, no caso dos colaboradores remunerados; e assinatura do termo de adesão ao serviço voluntário? (resposta única)

    2. A instituição tem algum passivo trabalhista ainda não resolvido? (resposta única)

    3. A instituição tem uma pessoa responsável pela gestão de pessoas e pela coordenação de voluntários? (resposta única)

    4. A instituição tem facilidade para atrair e contratar profissionais qualificados? (resposta única)

    5. As funções, tarefas e responsabilidades de cada cargo estão descritas e disponíveis em um manual do colaborador ou documento semelhante? (resposta única)

    6. A maioria da equipe trabalha na instituição há quatro anos ou mais? (resposta única)

    7. Realiza-se periodicamente avaliações de desempenho com os colaboradores da instituição? (resposta única)

    8. É incentivada (por meio do pagamento ou por dispensa de horas de trabalho) a participação da equipe em treinamentos técnicos e/ou comportamentais que proporcionem seu desenvolvimento? (resposta única)

    9. É costume entre os colaboradores a prática de dar e receber feedbacks? (resposta única)

    10. A instituição realiza pesquisa de clima organizacional para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores? (resposta única)

    11. Os colaboradores da instituição conhecem os critérios e possibilidades de evolução de carreira? (resposta única)

    12. A instituição oferece benefícios de alimentação aos funcionários? (como vale alimentação, vale refeição, refeição no local, cesta básica, etc...) (resposta única)

    13. A instituição oferece benefícios de saúde, locomoção ou bem-estar aos funcionários? (plano de saúde ou odontológico, vale transporte, vale cultura, etc...) (resposta única)

    Gestão Financeira

    1. A pessoa responsável pela gestão financeira da OSC tem apenas esta função? (resposta única)

    2. O responsável tem algum tipo de sistema de controle de entradas e saídas de dinheiro (planilha em Excel, software, caderninho, etc.)? (resposta única)

    3. Todas as movimentações financeiras (contas pagas, doações recebidas, lucro bazar, convênios, etc...) são registradas? (resposta única)

    4. Cada tipo de movimentação (contas pagas, doações recebidas, lucro bazar, convênios, etc.) é lançada em uma rubrica diferente, possibilitando uma maior clareza nos demonstrativos financeiros da organização? (resposta única)

    5. Há um planejamento financeiro para, pelo menos, os próximos seis meses que garanta a sustentabilidade da instituição? (resposta única)

    6. Há um fundo de reserva para projetos futuros e/ou emergências? (resposta única)

    7. Aconteceu nos últimos 6 meses de a instituição ficar no vermelho (cheque especial) no banco, ou então ter dívidas de contas atrasadas? (resposta única)

    8. A instituição recebe recursos incentivados ou verbas de patrocínio e, nesse caso, mantém controle e prestação de contas específico para isso? (resposta única)

    9. A instituição tem controle dos impostos que recolhe ou que deixa de recolher? (resposta única)

    10. Mantém-se um relatório de transparência financeira disponível e atualizado (no site, facebook, em mural na sede, como informativo ou outra forma de comunicação) para qualquer pessoa que se interesse? (resposta única)

    PASSO 3

    Gestão Estratégica e Jurídico

    Gestão Estratégica

    1. Há unanimidade entre os envolvidos (funcionários, beneficiados e parceiros) sobre qual a finalidade da organização? (resposta única)

    2. A instituição possui uma declaração de missão que descreve o que a organização faz? (resposta única)

    3. A instituição possui uma declaração de visão, que descreve aonde a organização quer chegar a partir do trabalho que realiza? (resposta única)

    4. Todos os envolvidos (funcionários, beneficiados e parceiros) conhecem a missão, a visão e os objetivos da instituição? (resposta única)

    5. Mesmo existindo outras instituições que façam trabalho similar ao realizado hoje pela sua instituição, está clara a relevância da organização na(s) comunidade(s) em que está inserida? (resposta única)

    6. Sua organização tem um planejamento estratégico e o revisa/altera periodicamente (anualmente, ou conforme a necessidade)? (resposta única)

    7. No planejamento estratégico constam ações de inovação voltadas para a sensibilização da comunidade ou para o aumento do impacto do serviço prestado? (resposta única)

    8. A diretoria, ou o grupo de responsáveis pela tomada de decisões da instituição, pode ser considerada ativa (ex: participa de eventos, vai à instituição ocasionalmente ou todos os dias, conhece a equipe pelo nome, etc.)? (resposta única)

    9. Todos os colaboradores (empregados, membros, voluntários, conselheiros) possuem um entendimento claro e unânime dos planos atuais e futuros da organização? (resposta única)

    10. Existe clareza nos processos de gestão da organização a ponto de outra pessoa assumir caso o responsável direto precise se ausentar temporária ou permanentemente? (resposta única)

    11. A organização já fez (ou recebeu) algum investimento em Tecnologia da Informação, que possibilitasse a modernização dos sistemas e processos de gestão? (Ex: redes bem estruturadas de computadores, banco de dados, software de gestão que otimize a produtividade das atividades do dia a dia, etc.). (resposta única)

    Jurídico

    1. Há um Estatuto Social, ou outro documento orientador, formulado para ser consultado rigorosamente em matéria de transparência, aprovação das contas, convocação de reuniões, etc? (resposta única)

    2. Os Conselhos (diretor, administrativo, fiscal, consultivo, estratégico, etc.) da instituição são atuantes no cotidiano, tendo participação em decisões e direcionamentos? (resposta única)

    3. A instituição tem título(s) de utilidade pública (municipal, estadual ou federal). (resposta única)

    4. A instituição é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. (resposta única)

    5. A instituição é detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS. (resposta única)

    6. As relações financeiras (doações ou patrocínios), as parcerias, ou atuações de prestadores de serviços da instituição são adequadamente formalizadas, isto é, são realizados contratos para celebrar tais ações? (resposta única)

    7. A instituição mantém as suas certidões de regularidade fiscal, seus documentos de parceria, contrato de gestão, termos de fomento ou colaboração e outras documentações em dia? (resposta única)

    8. A instituição mantém ficha limpa na justiça(não tem contra si qualquer processo trabalhista, tributário, previdenciário, criminal, etc.)? (resposta única)

    PASSO 4

    Liderança e Captação de Recursos

    Liderança

    1. As lideranças da instituição (gestores, coordenadores, diretoria ou conselho) são pessoas que “respiram” a causa (plenamente engajadas, com exclusividade ou que se dedicam a isso com tempo suficiente para dar conta das demandas mais importantes da organização)? (resposta única)

    2. As lideranças da instituição possuem boas redes de relacionamentos, capazes de gerar bons resultados para a organização? (resposta única)

    3. As lideranças da instituição têm formação (ou buscam capacitar-se) na área de gestão? (resposta única)

    4. As lideranças se fazem presentes e participam ativamente da tomada de decisões e oferecem opiniões, sugestões ou críticas sobre a qualidade do trabalho que cada colaborador desenvolve? (resposta única)

    5. Líderes e equipe mantêm diálogo aberto e franco, sem tensões ou restrições? (resposta única)

    6. Conflitos são rapidamente solucionados e raramente têm grandes repercussões? (resposta única)

    7. As lideranças da instituição distribuem atividades e recursos adequadamente? (resposta única)

    8. As lideranças da instituição se preocupam com o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, propondo desafios, estimulando a criatividade e criando oportunidades de aprendizado? (resposta única)

    9. As lideranças são preocupadas em aumentar a eficiência da equipe, definindo e acompanhando metas e indicadores capazes de gerar impactos sociais cada vez mais relevantes? (resposta única)

    10. A equipe tem autonomia para tentar formas diferentes e inovadoras, que possam trazer melhores resultados para os objetivos da instituição? (resposta única)

    11. As decisões tomadas pelas lideranças são baseadas em fatos, não em pré-julgamentos? (resposta única)

    12. As lideranças praticam o que pregam? (resposta única)

    Captação de Recursos

    1. Na organização, a captação de recursos é vista como pilar estratégico? (resposta única)

    2. Existe uma pessoa (ou uma área) exclusiva para pensar e executar a captação de recursos? (resposta única)

    3. Há um plano de captação de recursos bem definido e atualizado? (resposta única)

    4. A instituição recebe recursos públicos mediante convênios, contratos de gestão, termos de parceria, termos de fomento ou termos de colaboração? (resposta única)

    5. A instituição se considera dependente de seu principal mantenedor? (Considerar “dependente” como a impossibilidade de continuar operando sem tal recurso). (resposta única)

    6. A organização mantém base de dados atualizada de seus contribuintes (empresas e pessoas)? (resposta única)

    7. Existe algum tipo de material informativo (propaganda em veículos de comunicação, folders impressos, área “doe aqui” no site, etc.) para doadores em potencial saberem como contribuir com a instituição? (resposta única)

    8. A instituição realiza bazares, confecciona produtos para venda, oferece serviços ou outras atividades que gerem receita e contribuam para a sua sustentabilidade financeira? (resposta única)

    9. Anualmente é elaborado e publicado um relatório de atividade, oferecido a todos os parceiros e interessados? (resposta única)

    10. Existem práticas de reconhecimento de doadores/apoiadores, seja por meio de e-mails, correspondências, certificados eventos, etc.? (resposta única)

    PASSO 5

    Comunicação Interna e Marketing e Mídias Sociais

    Comunicação Interna

    1. A organização possui um responsável ou departamento específico de comunicação? (resposta única)

    2. Informações importantes para o futuro da instituição, como situação econômica, dos projetos e atividades futuras, chegam para todos os funcionários e/ou voluntários? (resposta única)

    3. Fazem parte da rotina da instituição reuniões ou eventos com toda a equipe (funcionários, gestores e diretoria) para tratar de questões estratégicas (metas, objetivos, direcionamentos)? (resposta única)

    4. Fazem parte da rotina da instituição reuniões entre os colaboradores para alinhar questões operacionais (próximas atividades, comunicar resultados, resolver problemas internos, etc.)? (resposta única)

    5. Existem canais eficientes de comunicação interna, tais como e-mail, mural, informativo, chat, intranet, etc.? (resposta única)

    6. É frequente ver os administradores, gerentes, diretores ou coordenadores percorrerem as instalações da organização, envolvendo-se nas atividades e conversando informalmente com os colaboradores? (resposta única)

    7. A organização prevê e cria espaços para a participação dos colaboradores, por meio de sugestões em reuniões, e-mail, caixa de sugestões, outros? (resposta única)

    8. Existem práticas de celebração entre toda a equipe de resultados ou de conquistas da instituição, como jantares, festas, etc? (resposta única)

    Marketing e Mídias Sociais

    1. A instituição possui página no Facebook? (resposta única)

    2. A instituição possui site? (resposta única)

    3. Há uma pessoa ou uma área responsável pela comunicação bem como pela atualização das mídias sociais? (resposta única)

    4. Existe um plano de comunicação estruturado e atualizado? (resposta única)

    5. A organização possui uma identidade visual definida (logomarca, layout, peças gráficas, esquema de cores, etc)? (resposta única)

    6. São realizadas ações voltadas ao público externo, através de mídias como outdoors, campanhas na TV, rádio e jornais, materiais gráficos impressos, para aumentar a visibilidade da instituição? (resposta única)

    7. O público alvo sabe qual é a atuação, os projetos e as formas de participar da instituição? (resposta única)

    8. Os resultados obtidos pela instituição são divulgados e comunicados periodicamente? (resposta única)

    9. Existem canais de comunicação eficazes entre a instituição e seu público alvo (site, e-mail, FAQ, Fale Conosco, informativos impressos, etc)? (resposta única)

    PASSO 6

    Parcerias e relacionamento institucional e Avaliação e monitoramento de impacto.

    Parcerias e relacionamento institucional

    1. A organização possui uma pessoa ou área responsável pelas relações institucionais? (resposta única)

    2. Possui um plano estruturado para abertura e acompanhamento de parcerias? (resposta única)

    3. A instituição mantém uma comunicação periódica com seus parceiros, seja por e-mail, mensagem de texto, correspondência ou pessoalmente? (resposta única)

    4. A organização participa de redes e/ou fóruns e mantém-se constantemente em contato com instituições da mesma área (que têm propósito semelhante)? (resposta única)

    5. A organização reconhece/valoriza/homenageia de alguma forma seus parceiros? (resposta única)

    6. A organização possui parcerias com empresas mistas e privadas? (resposta única)

    7. A organização possui parcerias com Instituições do Ensino Superior? (resposta única)

    8. A organização mantém parcerias com organismos internacionais? (resposta única)

    9. A organização mantém parcerias com outras instituições do terceiro setor? (resposta única)

    Avaliação e monitoramento de impacto.

    1. Você conseguiria explicar, em uma frase curta, de forma objetiva, o impacto gerado pelo trabalho da instituição? (resposta única)

    2. A causa pela qual a organização está mobilizada é clara? (resposta única)

    3. Os envolvidos na instituição conhecem a fundo as necessidades, limitações e dificuldades enfrentadas por seu público alvo de beneficiários? (resposta única)

    4. Há a rotina de troca de ideias com outras iniciativas sociais de trabalho semelhante? (resposta única)

    5. A organização coleta dados/ indicadores para avaliar seu impacto? (resposta única)

    6. A organização avalia seu impacto (ou seja, interpreta esses dados e indicadores) periodicamente? (resposta única)

    7. As métricas de avaliação de impacto estão definidas e descritas? (resposta única)

    8. O impacto está diretamente relacionado à atividade principal realizada pela organização? (resposta única)

    9. Existe hoje um plano de expansão de impacto em ação ou com planos de ser colocado em prática no próximo ano? (resposta única)

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