LOGIN

LOGIN

Declare o Bem no seu Imposto de Renda

28 de março de 2023 | Declare o Bem no seu IR, Impulso

Sabia que você pode aproveitar a declaração do Imposto de Renda para fazer o bem? É isso mesmo! E nós do Instituto GRPCOM e da RPC, com a ajuda do Conselho Federal de Contabilidade, preparamos dicas pra te ajudar nessa empreitada. Você vai ver como é fácil! 

Todos os anos os contribuintes brasileiros – Pessoas Físicas e Jurídicas, precisam fazer sua declaração de Imposto de Renda. E parte desse valor pode ser destinado a instituições sem fins lucrativos da sua cidade ou estado, para que desenvolvam projetos sociais de apoio à comunidade. 

Se você tem Imposto de Renda a pagar, a doação será dedutível no valor a ser recolhido. Caso sua situação seja de imposto a restituir, a doação será somada à restituição. 

Essa destinação é importantíssima para as instituições, já que a grande maioria delas só consegue existir através das doações; além de você, contribuinte, saber exatamente para onde seu imposto está indo, é claro! 

Preparamos uma vitrine com Instituições parceiras do Programa Impulso que estão aptas a receber as doações via IR. Clique aqui para conhecer.  

Mas quanto posso doar? 

Segundo Maurício Gilberto Cândido, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, fazer a divulgação da possibilidade de destinação é muito importante e todos podem disseminar essa informação.  

Quanto às porcentagens de doação, ele explica que: 

PESSOAS FÍSICAS podem destinar até 6% do seu imposto, sendo:

• 3% para o fundo da Criança e Adolescente e; 

• 3% para o fundo do Idoso. 

E as empresas – PESSOAS JURÍDICAS – que são tributadas pelo lucro real podem reservar, para fundos sociais, até 7% do seu IR, sendo: 

• 4% para projetos da Cultura 

• 1% para projetos de Esporte 

• 1% para projetos para Criança e Adolescente 

• 1% para projetos para Idosos 

 Se você vai declarar, aproveite para ajudar! 

Declare o Bem no seu IR e ajude projetos das Organizações da Sociedade Civil (OSC) a ampliarem seu impacto. 

Tags: , , , , ,

Compartilhe: